Cepan vai restaurar 100 hectares de área degradada de Caatinga na Chapada do Araripe

O Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) realizará reflorestamento, a partir de janeiro de 2021, em propriedades rurais situadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe, entre Pernambuco, Ceará e Piauí.

Neste final de 2020, a entidade está fazendo ações de planejamento do projeto “Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) na Chapada do Araripe”. O objetivo é recuperar 100 hectares de áreas desmatadas para reduzir impactos climáticos e ambientais na região.

Depois de finalizar o PRAD específico para a Chapada do Araripe, que começou a ser elaborado em abril de 2020, o Cepan busca atualmente mobilizar a sociedade numa grande cadeira produtiva de restauração, envolvendo brigadistas, viveiristas, agrogloresteiros, órgãos de gestão, entre outros atores ligados à área ambiental.

A inciativa é conduzida pelo Cepan com apoio do Projeto GEF Terrestre, em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Ministério do Meio Ambiente e Governo Federal.

Interessados em contribuir podem sinalizar esse desejo através dos seguintes endereços de e-mail: araripe@cepan.org.br e emanuelle@cepan.org.br, ou pelo número (81) 9 9874-0185.

Da redação do Blog Alvinho Patriota