Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Witzel demite presidente da Cedae um mês depois do início da crise da água

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), demitiu, na tarde de ontem, o presidente da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) Helio Cabral. O desligamento dele do cargo acontece mais de um mês depois do início da crise de abastecimento que atinge da região metropolitana do estado. Para o seu lugar, o governador indicou o nome do engenheiro ambiental Renato do Espírito Santo.

Helio Cabral seria sabatinado hoje na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) enquanto presidente da Companhia. Apesar da demissão, ele segue sendo esperado na Casa Legislativa. No local, ele deve prestar esclarecimentos sobre o mau serviço prestado pela Cedae durante a sua gestão —o que causou falta d’água em vários municípios por causa da contaminação da Estação do Guandu por detergente. Enquanto isso, outras residências continuam recebendo água com sabor, cheiro e coloração alterados pela presença de geosmina.

Uma reunião do Conselho de Administração da Cedae será realizada hoje em caráter extraordinário. Em pauta, além da substituição do presidente da empresa e a troca de gestão, estará a possibilidade de isenção das cobranças de contas relativas ao período em que o abastecimento apresentou problemas.

Funcionário de carreira da Cedae, Renato do Espírito Santo trabalhou na Cedae por 25 anos e ocupou os cargos de diretor, gerente de saneamento e chefe de departamento da empresa. Curiosamente, ele se desligou da Cedae em 2017, quando aderiu a um plano de demissão voluntária.

Fonte: UOL