Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Votação em 2º turno segue tranquila, 0,5% das urnas são trocadas, diz TSE

A votação no segundo turno das eleições neste domingo está sendo realizada com tranquilidade, repetindo o clima observado na votação de 5 de outubro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apesar da disputa presidencial mais acirrada dos últimos 25 anos.

Segundo o balanço divulgado às 15h pelo TSE, foram registradas 542 ocorrências de crime eleitoral com não candidatos, resultando na prisão de 147 pessoas.

A prática de crime eleitoral inclui, por exemplo, propaganda de boca de urna, fornecimento ilegal de alimentos e de transporte a eleitores.

O balanço do TSE também mostrou que 2.231 urnas já foram trocadas em todo o país, o equivalente a 0,51 por cento do total. O Rio de Janeiro é até o momento o Estado com o maior número de urnas substituídas, com 340, seguido por São Paulo, com 274 substituições.

Além da disputa pela Presidência entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), 13 Estados e o Distrito Federal escolhem seus governadores neste domingo.

“A avaliação é positiva… Se superaram as dificuldades da identificação biométrica, tudo está ocorrendo de forma tranquila, sem demora”, disse o presidente do TSE, ministro José Antonio Dias Toffoli, a jornalistas.

Medidas como reforço no treinamento dos mesários e uma força-tarefa enviada a Niterói, no Rio de Janeiro, ajudaram a evitar os problemas com o sistema biométrico ocorridos no primeiro turno, acrescentou Toffoli, reafirmando que são as eleições “mais tranquilas dos últimos tempos”.

Toffoli disse ainda que o acompanhamento pelos telões nos tribunais regionais para a votação para governador e presidente começarão a partir de 17h e 20h, respectivamente, respeitando os horários de cada região.

Fonte: Reuters