Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Venezuela rejeita sua suspensão do Mercosul e proclama permanência

A Venezuela denunciou como um “golpe de Estado” a decisão de seus sócios do Mercosul de suspendê-la como Estado membro, o que representa a mais dura sanção de uma entidade internacional em meio à crise interna.

“É um golpe de Estado ao Mercosul e constituiria uma agressão de dimensões realmente muito graves à Venezuela”, disse nesta sexta-feira (2), aborrecida, a chanceler Delcy Rodríguez em coletiva de imprensa, esclarecendo que seu país ainda não foi notificado.

Entretanto, seus homólogos de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai asseguraram nesta sexta-feira, em um comunicado, ter informado a Rodríguez sobre a “suspensão (da Venezuela) do exercício dos direitos inerentes à condição de Estado Parte” do bloco.

Ao denunciar uma “lei da selva” que está “destruindo” o Mercosul, a ministra assinalou que Caracas “não reconhece este ato írrito” que empurra o grupo à ilegalidade.

Rodríguez advertiu também que a rica nação petroleira – afundado em uma grave crise política e econômica – “seguirá exercendo a presidência legítima (do Mercosul) e participará com direito a voz e voto em todas as reuniões como Estado Parte”.

Fonte: G1