Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Trump recebe Bolsonaro e diz que apoia entrada do Brasil na OCDE

O presidente Jair Bolsonaro foi recebido, nesta terça-feira (19), na Casa Branca, pelo presidente Donald Trump, para sua primeira reunião bilateral com os EUA. Em entrevista à imprensa no salão oval, antes do encontro a portas fechadas, Trump disse que apoia a entrada do Brasil na OCDE e que pensa em como “facilitar” os vistos.

“Vamos apoiar a entrada do Brasil (na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE). Estamos trabalhando em várias questões militares e sobre as questões dos vistos para tudo funcionar com mais facilidade, mas o comércio que temos com o Brasil não é tão bom como deveria ser”, desconversou Trump, após ser questionado sobre contrapartida ao Brasil que anunciou isenção de visto para os americanos.  

A OCDE atua como uma organização para cooperação e discussão de políticas públicas e econômicas que devem guiar os países que dela fazem parte. Para entrar no acordo, são necessárias a implementação de uma série de medidas econômicas liberais, como o controle inflacionário e fiscal. Em troca, o país ganha um selo de investimento que pode atrair investidores no mundo.

Antes de Trump, Bolsonaro defendeu a parceria entre os dois paísesda América. “O presidente Trump quer uma América grande e eu também quero um Brasil Grande. A partir desse momento, o Brasil estará mais do que nunca engajado com os Estados Unidos”.

E continunou: “É uma satisfação estarmos nos EUA depois de algumas décadas de presidentes antiamericanos, o Brasil mudou a partir de 2019. Obviamente temos muito a conversar, muita coisa a oferecer um para o outro, para o bem dos nossos povos”.

O presidente americano também destacou o bom momento que as relações Estados Unidos-Brasil estão passando ao receber seu colega brasileiro, Jair Bolsonaro, na Casa Branca. 

“O Brasil e os Estados Unidos nunca estiveram mais próximos do que estamos agora”, declarou Trump no Salão Oval.

Fonte: Diário do Nordeste