Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Trump impõe barreiras a ‘muçulmanos radicais’ e promete reconstrução militar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou nesta sexta-feira novas barreiras para a entrada de “muçulmanos radicais” nos país, e prometeu uma “grande reconstrução” do gigantesco aparato militar americano.

Em cerimônia realizada no Pentágono para a posse do novo secretário de Defesa, James Mattis, o presidente declarou que “não admitiremos em nosso país as mesmas ameaças que nossos soldados enfrentam em outros pontos do mundo”.

Trump informou que estabelecerá um sistema de “checagem extrema” de antecedentes para “manter os terroristas islâmicos radicais fora dos Estados Unidos”.

“Não queremos eles aqui”, declarou Trump sobre o decreto chamado “Proteção da Nação contra a entrada de terroristas estrangeiros nos Estados Unidos”.

Trump declarou que a partir de agora seu governo admitirá no território americano “apenas quem apoie nosso país e ame o nosso povo”.

O decreto firmado por Trump não bloqueia de forma imediata a entrada de refugiados, mas estabelece barreiras para a concessão de vistos.

No ano fiscal de 2016 (1º de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016), os Estados Unidos admitiram em seu território 84.994 refugiados, de diversas nacionalidades, incluindo 10 mil sírios.

Fonte: AFP