Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Trump diz a líderes do Oriente Médio que vai transferir embaixada para Jerusalém

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a líderes árabes nesta terça-feira (5) que pretende transferir a embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém, medida que romperia com décadas de política norte-americana e que pode estimular novas instabilidades no Oriente Médio.

Autoridades seniores dos EUA disseram que Trump deve reconhecer nesta quarta-feira (6) Jerusalém como capital de Israel, enquanto adia a relocação da embaixada por mais seis meses, ainda que ordene a seus assistentes que comecem a planejar a mudança de Tel Aviv imediatamente.

O endosso dos EUA à reivindicação de Israel de que toda Jerusalém é considerada sua capital reverteria uma política norte-americana de longa data de que o status da cidade deve ser decidido em negociações com os palestinos, que querem o leste de Jerusalém como capital de seu futuro Estado. A comunidade internacional não reconhece a soberania de Israel sobre a cidade toda, que é sede de locais sagrados para muçulmanos, judeus e cristãos.

Possíveis tumultos

O presidente palestino Mahmoud Abbas, o rei Abdullah da Jordânia e o presidente do Egito Abdel Fattah al-Sisi, que receberam ligações de Trump nesta terça-feira, se juntaram a um coro de vozes que afirmam que qualquer medida unilateral dos EUA sobre Jerusalém pode desencadear tumultos.

Trump notificou Abbas “de sua intenção de mudar a embaixada norte-americana de Tel Aviv para Jerusalém”, disse o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rdainah.

Abbas, em resposta, “alertou sobre as perigosas consequências que tal decisão teria para o processo de paz e para a paz, segurança e estabilidade da região e do mundo” e também apelou ao papa e aos líderes da Rússia, França e Jordânia para intervirem.

Fonte: Agência Brasil