Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Trump anuncia saída dos EUA do Acordo de Paris em prol da economia

O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta (1°) a saída dos Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris, compromisso assinado firmado por 195 países em 2015. Com a saída, os norte-americanos aprofundam o atrito com seus aliados do Ocidente e se juntam à Síria e à Nicarágua como os únicos países fora do Acordo.

“Para cumprir o meu dever solene de proteger os Estados Unidos e os seus cidadãos, os Estados Unidos vão se retirar do acordo climático de Paris”, disse Trump em um discurso que começou reafirmando seu compromisso de campanha de “tornar a América grande novamente”.

O tratado, que visa limitar o aumento da temperatura mundial, traz metas de redução das emissões de gases do efeito estufa. Citando o desemprego nos Estados Unidos e a criação de vagas em outros países, o presidente norte-americano afirmou que a decisão era de colocar seu país em primeiro lugar e não aceitar os termos da negociação internacional. 

“O Acordo de Paris é mais um exemplo de Washington entrando em um acordo que é desvantajoso para os norte-americanos”, afirmou Trump, ao justificar a saída dos Estados Unidos. Segundo ele, a economia do país sofreria perdas de receitas e empregos caso o país permanecesse no acordo. 

Trump disse que os EUA estão saindo do acordo, mas que irão “começar a negociar um acordo justo”. Para ele, o Acordo de Paris era desvantajoso para os norte-americanos pelas metas ousadas que o país deveria cumprir.

Fonte: UOL