Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Testes das urnas demonstraram ‘maturidade’ do sistema eleitoral, conclui comissão do TSE

A Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS) afirmou no relatório final apresentado nesta segunda-feira (30) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Edson Fachin, que os resultados obtidos nos procedimentos demonstram “maturidade dos sistemas eleitorais”.

O TPS é um conjunto de ações controladas realizadas por especialistas com o objetivo de identificar eventuais vulnerabilidades e falhas que violem a integridade e o sigilo dos votos de uma eleição.

No último dia 13, na última rodada de testes públicos de segurança nas urnas eletrônicas a serem usadas nas eleições de outubro, o TSE já tinha concluído que os investigadores não conseguiram alterar nenhum voto, mudar o resultado da urna ou fraudar o processo eleitoral.

“Observa-se ao longo dos eventos do TPS realizados de 2009 até o momento, que os resultados apresentados demonstram a maturidade dos sistemas eleitorais”, afirmou o documento.

De acordo com o texto, a análise dos processos, sistemas e componentes da urna eletrônica transmite “segurança” e “confiabilidade” para o eleitor.

Os testes começaram no ano passado. Em novembro, durante seis dias, especialistas em tecnologia da informação tentaram acessar o sistema das urnas a fim de identificar possíveis falhas de segurança.

O trabalho reuniu investigadores, hackers, programadores, representantes de universidades e peritos da Polícia Federal.

Naquela ocasião, ao fim do trabalho, somente cinco dos 29 “ataques” ao sistema conseguiram burlar alguma das barreiras de proteção do TSE. Mas nenhum chegou perto de acessar o sistema das urnas ou da apuração, segundo informou o presidente do tribunal à época, ministro Luís Roberto Barroso.

Mesmo com o risco descartado, o Tribunal Superior Eleitoral informou, no último dia 13, ter corrigido as falhas apontadas pelo teste de 2021.

Agora, todas as conclusões sobre os trabalhos realizados desde novembro do ano passado foram sintetizadas pela comissão avaliadora e constam no documento enviado nesta segunda-feira ao ministro Edson Fachin.

Fonte: G1

2 comentários sobre “Testes das urnas demonstraram ‘maturidade’ do sistema eleitoral, conclui comissão do TSE

  1. DAMIÃO

    DESDE O DIA EM QUE AS URNAS ELETRONICAS FORAM IMPLANTADAS PELO TSE BRASILEIRO, ACABARAM-SE AS FRAUDES ELEITORAIS, NÃO HÁ MOTIVOS PARA DESCONFIANÇAS, SÃO SEGURAS E EFICAZES; QUEM DESCONFIAM DAS URNAS ELETRONICAS NO BRASIL SÃO INCONFIÁVEIS.
    QUEM FOI ELEITO COM VOTOS APURADOS PELAS URNAS ELETRÔNICAS E DELAS DESCONFIAM, DEVERIAM RENUNCIAR AOS CARGOS PARA OS QUAIS FORAM ELEITOS.
    SOU ELEITOR DESDE OS IDOS DE 1966, DESDE A IMPLANTAÇÃO DAS URNAS ELETRÔNICAS, AS QUAIS ACABARAM COM AS FRAUDES ELEITORAIS