Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Temporal deixa dois mortos e dois desaparecidos em Santa Catarina

Temporais que atingiram Santa Catarina provocaram estragos em 20 cidades do litoral do estado. Duas pessoas morreram e duas estão desaparecidas.

Vários bairros da capital amanheceram debaixo d’água. Do alto dava para ver a dimensão dos problemas. Em apenas 48 horas choveu mais do que o dobro do que costuma chover no mês de janeiro.

Um homem de 59 anos morreu enquanto ajudava os vizinhos a limpar um bueiro. Ele passou mal, caiu e bateu a cabeça. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Uma outra pessoa foi levada pela correnteza e está desaparecida.

O prefeito de Florianópolis decretou situação de emergência.

As principais rodovias que dão acesso às praias no Norte, Sul e Leste da ilha chegaram a ficar interditadas. Motoristas que se arriscaram acabaram ficando no meio da água. Um motoqueiro conseguiu passar, mas a moto não aguentou.

“Parou a moto. Não tem jeito, mas a gente tem que trabalhar. Infelizmente tem que dar um jeito. Nem que seja empurrando” diz o funileiro Alexander Guerra.

Num trecho, a água começou a subir por volta das 2h. Já se passaram mais de 12 horas e nada de ela baixar. Durante todo o dia os moradores do Sul da ilha tiveram que contar com a ajuda de barcos.

Dona Beatriz e os filhos foram resgatados pelo vizinho que pegou emprestado o barco do sogro para ajudar no socorro.

“A situação está bem feia. Tem muita gente ilhada, crianças, senhoras que não têm como passar aí”, explica o marceneiro Rogério Luís Moreira.

Alguns moradores também ajudaram com caiaques. Adilton só conseguiu pegar a cachorrinha.

O transporte coletivo ficou prejudicado porque muitos ônibus não conseguiram sair das garagens. A Defesa Civil registrou deslizamentos de encostas em vários bairros da cidade.

Fonte: Jornal Nacional