Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

SP: Parada Gay tem tema católico, mas nega provocação

parada-gay1-200x150A 15ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo, considerada a maior do mundo, terá como foco em 2011 o combate à homofobia. Com o tema “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”, a Associação da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) divulgou, em reunião realizada nesta segunda-feira, no Sindicato dos Bancários, o calendário de atividades para o evento deste ano e deu início ao 15º mês do Orgulho LGBT. A associação negou que a frase-tema seja uma provocação religiosa, e que o caráter do evento tende para o político.

A parada será realizada no próximo dia 26, a partir das 12h, na avenida Paulista. A expectativa de público segue a média dos últimos anos – cerca de 3 milhões e 100 mil pessoas, segundo dados da SPTuris de 2010.

“Não queremos fazer um discurso autofágico, voltado para o próprio umbigo, mas para toda a sociedade brasileira. O País está sendo vítima de um sistema fundado numa moral religiosa, mas este é um recado direto para toda a sociedade brasileira. Usamos a frase como tema – “amai-vos uns aos outros” para descontextualiza-la (do sentido cristão). O grande princípio para essa frase também surge porque nossos agressores mudaram. Estamos sendo agredidos também pela classe média”, disse o presidente da associação, Ideraldo Beltrame (citando o caso do rapaz que agrediu outro jovem com uma lâmpada fluorescente na avenida Paulista no ano passado).

Polícia Militar aumenta efetivo
Este ano, a Polícia Militar aumentará o efetivo de 800 para 1,5 mil policiais militares envolvidos na parada. “Esse aumento do efetivo não implica redução de atendimento de chamadas para o 190”, afirmou o tenente coronel da Polícia Militar Renato Cerqueira Campos, do comandante do policiamento da região central de São Paulo.

“Além do aumento do efetivo, pedimos que as pessoas informem eventuais ameaças e evitem comportamentos que possam sujeitá-los a eventuais atentados, como não andar sozinhos e por locais ermos. Qualquer situação que percebam, liguem para o 190 ou procurem um posto da PM. Também pedimos que não levem objetos de valor ou quaisquer coisas que atraiam a atenção de malfeitores. A expectativa é que seja um movimento muito tranquilo, como nos anos anteriores”, disse o tenente coronel.

Fonte: Terra