Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sobe para 104 o número de mortos em Petrópolis (RJ), diz governo do RJ

Subiu para 104 o número de mortes em decorrência do forte temporal que atingiu ontem a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Entre as vítimas, há oito crianças, de acordo com informações da governo do estado do Rio. As identidades dos mortos ainda não foram divulgadas.

No bairro Alto da Serra, moradores auxiliavam bombeiros e agentes da Defesa Civil a cavar os escombros e procurar por parentes, conforme relatado pela reportagem do UOL. As autoridades disseram ainda não ter estimativa do total de desaparecidos. Há mais de 300 desabrigados e até a noite dessa quarta (16), ao menos 24 pessoas haviam sido resgatadas com vida.

A Defesa Civil divulgou que o temporal foi o pior registrado em Petrópolis desde 1932, mesmo ano em que a medição começou a ser feita pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Num intervalo de três horas, choveu mais do que o esperado para todo o mês de fevereiro.

Casas foram destruídas, carros foram levados e corpos de vítimas foram encontrados apenas depois que a água abaixou. O governador Cláudio Castro (PL) descreveu o que viu no local como “cenas de guerra”.

A região do Morro da Oficina, onde mais de 80 casas foram atingidas, concentra o maior número de vítimas. Já a rua Teresa, conhecido polo de moda, também está entre as áreas mais afetadas. Outras áreas castigadas pela chuva foram 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Washington Luiz e Coronel Veiga.

A prefeitura decretou, ainda na terça, estado de calamidade pública — medida que permite ampliar gastos, atrasar pagamentos e parcelar dívidas no município; desde 1º de fevereiro, a cidade já se encontrava em situação de emergência por causa das chuvas.

Fonte: UOL