Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sob pressão dos EUA, Brasil assina acordo para reduzir emissão de metano

O Brasil e mais 100 países reunidos na COP26 assinaram, nesta terça-feira (2/11), um acordo se comprometendo a reduzir em 30% as emissões de gás metano. A meta deve ser batida até 2030, tendo em comparação os números de 2020.

O metano tem como fonte as minas de carvão a céu aberto e a pecuária. O gás é produzido por animais ruminantes, como bois e ovelhas, e vai se acumulando no rúmen, um dos quatro estômagos dos bichos, até sair pela boca — como um arroto.

O gás tem um efeito estufa cerca de 80 vezes mais forte que o dióxido de carbono (CO2), e é responsável por 30% do aquecimento do planeta desde o período da Revolução Industrial, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O Brasil, que é o maior produtor de carne bovina do mundo, estava relutante em assinar o acordo. Segundo fontes ouvidas pelo jornal Folha de S. Paulo, a pressão do governo dos Estados Unidos foi decisiva para a participação brasileira.

“Nós precisamos agir para reduzir nossas emissões de metano o mais rápido possível. Juntos, estamos nos comprometendo em reduzir nossas emissões em 30% até 2030. Hoje, nações responsáveis por cerca da metade de todas as emissões de metano no mundo assinaram esse acordo, e ele fará uma grande diferença”, disse Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em discurso no terceiro dia da conferência, realizada em Glasgow, na Escócia.

Fonte: Correio Braziliense