Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sindicato informa que emissões de passaportes estão sendo feitas com eficiência em Pernambuco

Sobre a reportagem divulgada na última segunda-feira (05), que denunciou a espera que a população tem enfrentado na renovação e emissão de passaporte na maioria dos estados brasileiros, o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Pernambuco (SINPEF-PE) enviou nota para nossa redação informando que o serviço tem funcionado a contento em Pernambuco, apesar da carência de efetivo e falta de equipamentos em número suficiente para suprir a demanda da população. Segundo o sindicato, em 2014 foram confeccionados cerca de 50 mil passaportes em Recife, 4.000 em Caruaru e 800 em Salgueiro, qualificando o estado muito bem na estatística nacional.

Em Recife o prazo de agendamento pela internet está atualmente em 22 dias, para que o interessado compareça pessoalmente na Delegacia de PF e seja realizada a conferência dos documentos originais e confeccionada a foto digital. Despachantes não podem fazer o atendimento, sendo vedado qualquer tipo de atuação dessas pessoas nos postos de atendimento. A entrega do passaporte é feita em até seis dias úteis, prazo de confecção na Casa da Moeda. Diariamente são confeccionados 225 passaportes em Pernambuco e entregues outros 200. O serviço é mantido mesmo em meio ao desgaste dos servidores.

No Aeroporto Internacional dos Guararapes o atendimento é realizado por quatro policiais federais, três servidores administrativos e 10 terceirizados para manter o serviço que funciona sem interrupção. Por outro lado, o serviço de emissão de passaportes na Delegacia de Polícia Federal de Caruaru está suspenso há cerca de 15 dias por falta de efetivo policial. “Para haja melhoria do serviço de emissão de passaportes tanto para os servidores quanto para os usuários, faz-se necessário maiores investimentos em melhores estruturas de instalações, equipamentos e principalmente no material humano, pois, apesar dos altos percentuais de arrecadação e do esforço dos servidores, o resultado está distante da eficácia necessária à população”, finalizou o sindicato.

Da redação do Blog Alvinho Patriota