Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Secretaria Estadual da Mulher debate violência em comunidades do Sertão do Moxotó

Oito comunidades rurais estão sendo visitadas esta semana por equipes da Secretaria Estadual da Mulher, dentro do programa da campanha Violência contra a Mulher Não dá Frutos. As visitas buscam promover o debate sobre a violência doméstica e familiar e a criminalização do machismo entre as mulheres das comunidades rurais. Os municípios contemplados esta semana são Sertânia, Ibirajuba, Caruaru e Custódia.

A ação é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria da Mulher de Pernambuco, a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República e as prefeituras. O objetivo é reunir em rodas de conversas as moradoras da zona rural, que muitas vezes acabam sem informações em função da distância dos grandes centros e se tornam vítimas fáceis de violência.

As equipes formadas por psicólogos e assistentes sociais informam as mulheres sobre os mecanismos de proteção assegurados pela Lei Maria da Penha para a punição dos agressores, bem como pela Rede Pernambucana de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Pernambuco com 10 delegacias especializadas, 19 Centros de Referência de Atendimento à Mulheres, nove Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, quatro casas de abrigo e Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos da Mulher.

Da redação do Blog Alvinho Patriota