Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Secretaria de Saúde de Pernambuco capacita 150 profissionais de saúde sobre hanseníase

Em parceria com as Sociedades Brasileiras de Hansenologia e de Dermatologia, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) vai promover capacitação sobre hanseníase para médicos, enfermeiros e biomédicos-farmacêuticos da 3ª Macrorregião de Saúde do Estado. Serão beneficiados 25 municípios das Geres de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Arcoverde. No ano passado foram registrados 69 casos de hanseníase nessas cidades. Outros 53 foram contabilizados no primeiro semestre deste ano.

Nessa segunda-feira (03), na abertura da Ação Hanseníase Pernambuco, 150 profissionais participaram de uma aula teórica na Câmara de Vereadores de Serra Talhada. A capacitação segue até sexta-feira (07), com a parte prática na UPAE do município. O objetivo é criar condições para estancar a transmissão da doença e suas complicações, através do diagnóstico precoce, busca ativa de casos e do manejo de contatos.

“A nossa meta é sensibilizar os profissionais de saúde envolvidos no atendimento à população no sentido de estarmos sempre alertas e vigilantes para a detecção precoce da doença”, explica a gerente dos Programas de Tuberculose e Hanseníase da SES, Danyella Travassos. A capacitação é uma promoção da Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Microbactérias da SES.

Da redação do Blog Alvinho Patriota