Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

SecMulher apoia primeiro curso de pós-graduação em gênero da UFPE

Já estão abertas as inscrições para o I Curso de Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas, a ser realizado pelo Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES) da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.  Nesta primeira versão serão oferecidas 100 vagas, destas 50 oferecidas para o Campus Recife e o total restante para o Campus Caruaru da UFPE. Podem se candidatar às vagas os integrantes de organismos municipais e estaduais de políticas para as mulheres, de Organizações Não Governamentais – ONGs, de secretarias municipais e estaduais que trabalham com políticas de promoção de igualdade de gênero, bem como outras pessoas interessadas que não estejam vinculadas a nenhum desses organismos.

As(os) interessadas(os) têm até o dia 20 de setembro para se inscrever gratuitamente. Para isso, basta acessar o site www.ufpe.br/fagesufpe. Além da inscrição on line deverão ser entregues documentos presencialmente nas sedes da UFPE (Campus Recife e Caruaru) ou pelos correios.

Para a inscrição são exigidos os seguintes documentos: Ficha de inscrição impressa, Diploma de Graduação (bacharelado ou licenciatura em qualquer área) ou certificado de conclusão do curso de graduação, cópia da carteira de identidade e do CPF, curriculum vitae atualizado, carta de uma ou duas páginas declarando interesse e aplicabilidade para atividades profissionais e/ou acadêmicas e, carta de indicação de apoio à candidatura escrita pela chefia da instituição onde trabalha (quando se tratarem de candidatos vinculados a organismos municipais, estaduais ou ONGs).

Este Curso está integrado à política de Formação em Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco. A SecMulher está  financiando a realização desta capacitação, juntamente com a Fundação Joaquim Nabuco. O objetivo do Curso de Especialização é a formação de especialistas com conhecimento critico em teorias de relações de gênero que sejam capazes de produzir pesquisas cientificas e executar projetos e políticas públicas que promovam a igualdade de gênero.

A seleção das (os) candidatas (os) será realizada por uma comissão composta por membros das UFPE, da SecMulher e da Fundação Joaquim Nabuco, entre os dias 07 a 11 de outubro. O resultado final será divulgado no site da universidade no dia 14 de Outubro.

 Curso – o curso terá inicio em 19 de Outubro e será concluído em dezembro de 2014. As aulas serão quinzenais, aos sábados e domingos. Na grade curricular do curso constam disciplinas como Gênero e teorias feministas, Gênero e políticas públicas, Diferenças e Desigualdades de gênero, Elaboração de projetos, dentre outras. Além disso, o curso contará com seminários e palestras com pessoas convidadas.

Teleatendentes – As teleatendentes da central do Cidadã Pernambucana (0800.281.8187), da Secretaria da Mulher, foram capacitadas para orientar e esclarecer possíveis dúvidas sobre o I Curso de Especialização em gênero da UFPE. O serviço funciona há pouco mais de seis meses. Para Mirelle Silva e Annaly Medeiros, supervisora e teleatendente, respectivamente, “a procura pelo Cidadã Pernambucana tem ocorrido de forma crescente e a tendência é de que venha a aumentar ainda mais a procura por informações a respeito de assuntos pertinentes a gênero em  Pernambuco.” (Da assessoria de comunicação)