Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Salgueiro ganhará as páginas do cordel através do cordelista Ivaldo Batista

ivaldo

Por intermédio do escritor e cordelista, Ivaldo Batista, o município de Salgueiro vai ganhar as páginas de um livro de cordel no próximo ano. Ivaldo é o idealizador do projeto “Minha Cidade em Cordel”, cuja finalidade é explorar de forma sintetizada, através de versos,quase todos os municípios pernambucanos. Com o apoio da editora ‘Coqueiro’, o cordelista vai iniciar o projeto pelas cidades do Sertão pernambucano. Batista já escreveu um livro de cordel até para a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em homenagem aos seus 100 primeiros dias de mandato. A obra está preservada no Arquivo Histórico Nacional, em Brasília.

Em visita a redação do blog de Alvinho Patriota na manhã desta quinta-feira (14), Batista disse que deseja lançar os cordéis sobre Salgueiro, Serrita, Granito, Exu, Bodocó e outros municípios da região, durante a 42ª edição da Missa do Vaqueiro, no ano de 2012, e nos festejos em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, na cidade de Exu. O escritor está em Salgueiro desde o último dia 12, colhendo informações para começar o trabalho. “Todas as cidades do Sertão terão um cordel escrito por mim. Na Missa do Vaqueiro do próximo ano e na festa do centenário de Luiz Gonzaga, em Exu, haverá o lançamento desses cordéis”, detalhou Ivaldo.

A meta do cordelista e escritor é confeccionar cordéis sobre 194 municípios pernambucanos num prazo máximo de 2 anos. “No primeiro ano nós vamos contemplar algumas cidades escolhidas pela sua importância na área regional. No Sertão nós elegemos dez, quinze cidades. No Agreste: Garanhuns, Caruaru, entre outras, e no ano seguinte a gente completa o projeto”, informou o escritor, que está aproveitando a visita ao município de Salgueiro para distribuir alguns de seus livros em instituições públicas, como bibliotecas e escolas, para socializar a leitura.

As obras de Ivaldo não se resumem apenas ao cordel, o escritor nascido em Carpina, morador da Região Metropolitana de Recife, também é autor de livros publicados pela editora ‘Bagaço’, como “Abenção, Meu Padim Pade Ciço”, “Sete dias na Capital do Forró” e “Recife, uma fantasia para o mundo”. Ivaldo é formado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Bacharel em Teologia pelo STBNB e Pós-graduado em História de Pernambuco. Atua há 16 anos com ensino Fundamental e Médio na Rede Oficial de Ensino, sendo diretor da Escola Padre Aurino Caracciolo, da cidade de Jaboatão dos Guararapes.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

3 comentários sobre “Salgueiro ganhará as páginas do cordel através do cordelista Ivaldo Batista

  1. ivaldo batista costa

    Acabo de completar com o cordel de EXU uma coleção que fala do quintal de Gonzaga, digo as cidades em torno de sua cidade natal. Faz parte a cidade de Serrita por ter no seu calendário a missa do vaqueiro e Salgueiro por ser destaque no sertão central. Nesse ano vai chover CORDEL no sertão.

  2. ivaldo batista costa

    Olá Alvinho! Informo que já no dia 26.08.2011 na fliportinho em Porto de Galinhas estarei fazendo alguns dos cordéias que fazem parte do projeto minha cidade em cordel. São os seguintes cordéis que irei lançar: Ipojuca- Paraiso encontrado; Nazaré da Mata, Capital do Maracatu; Serrita, capital do vaqueiro; O prêmio do Jerico de Panelas; entre outros

  3. Ana Cely Ferraz

    Feliz em saber que este poeta está no sertão fazendo sua pesquisa. Agradeço a você Alvinho pela acolhida, abraços