Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Salgueiro 147 anos de Emancipação Política

salgueiro12Artigo de caráter editorial

Um município originado de uma promessa, vivendo em constante expansão. Assim é Salgueiro, localizado na encruzilhada do Nordeste, no centro da cruz formada pelo cruzamento das BRs 232 e 116, duas das principais rodovias brasileiras. Antes pertencente ao município de Cabrobó, Salgueiro ganhou liberdade política no ano de 1864, conquistando cunho de município. Cresceu mais que Cabrobó.

Nesses 147 anos de Emancipação Política a cidade de Salgueiro passou por diversas mudanças. O pequeno vilarejo ao redor de uma igreja, cresceu, ganhou bairros, tornou-se o centro, a capital do Sertão Central. Essa construção em constante andamento teve participação de grupos políticos importantes do município. Não importa se leão, zebra, vaca ou elefante, a cidade de Salgueiro foi edificada por políticos, acima de tudo pessoas reais, comprometidas com o povo.

As obras que aí estão em pleno desenvolvimento não pertencem a políticos. Elas chegaram a Salgueiro por meio da luta e da força de seu povo. Entretanto, ainda há muito para Salgueiro sair da categoria de médio para grande município. O primeiro passo para isso se tornar realidade é o fim de divergências políticas entre mascotes de animais, com efetivação de eleições disputadas por “nomes” de mulheres e homens determinados a governar para todos os cidadãos e não apenas para clãs políticos.

Por Chico Gomes

2 comentários sobre “Salgueiro 147 anos de Emancipação Política

  1. machado freire

    Salgueiro tem e é tudo isso que foi dito no editorial. Mas precisamos lembrar que embora tenha “crescido’ mais do que o município -“mae” (Cabrobó), nosso município passou muito tempo “parado no tempo”.
    Na medida em que as nossas indústrias “quebraram” e desapareceram no éter (o curtume foi para Petrolina com um punhado de operários), nós perdemos a condição de município propulsor, que gerava emprego e renda.
    Para se ter uma idéia, o Curtume Nossa Senhora de fátima gerava cerca de 300 empregos.
    A.I.C V eremundo Soares, outra industria importante também desapareceu e nunca mais surgiu outro empreendemento par asubstituí-la.

    A construção das BRs 232 e 116 foi um excelente ganho para o município, mas nós não tinhamos nada para agregar a isso, ficando apenas uma espécie de “passagem”.

    Os políticos que representaram nosso município nas áreas em nível municipal, estadual e federal tinham comprom issos dom “lideranças” atrasadas, como Felipe Coelho e José Ramos e parte dos coelho de Petrolina.

    O que foi que essaa “lideranças” trou
    xeram para Salgueiro ?

    Nós conseguimos a água -somente depois que Gonzaga Patriota foi eleito deputado estadual. Até ali, a desgraceira era feia, na base do carro-pipa.

    Nós perdemos o nosso cinema e teatro. Perdemos a estrada de Ferro que impulsionava o desenvolvimento regional.

    Então, precisamos de uma vez por todas acabar com a tal da oligarquia e o engodo de zebra e leão.
    Vamos cair na real.

    A juventude precisa receber algumas aulas e ser aconselhada e orientada pelos mais velhos.

    Precisamos de mais cursos.

    Na Suiça, um cidade com 10 mil habitante conta com uma universidade. Porque nós não avaçamos mais ?

    Só agora chegou a unidade do corpo de bombeiros Militares.

    Quando será que vão instalar/implantar uma UTI em nossa cidade que é administrada spor dois médicos?

    Então,vamos ecisgir o que é de direito.

    Um povo altivo stem que ser ativo, que sab e lutar, na luta boa pelas coisas que todos nós precisamos.

    Vamos à luta, companheiros !

  2. arnaldo luciano de alencar

    Salgueiro é terra de luta,de homens e mulheres de bém,terra de Santo Antonio,Limão com Mel,carcará,entroncamento do nordeste e por tal situação geografica está recebendo tantas obras,obras estas que não são de salgueiro,passam por salgueiro,mais salgueiro não merece ser tratada como está sendo pelo gestor municipal,hoje nossa população vive dentro de esgôtos e buracos por todo os lugares que anda e neste dia 30 de abril era para ser um dia de alegria mas não, é mais um dia lama e buraco nós não merecemos este presente,más em todo caso muito obrigado pela situação em que nos encontramos Sr.Prefeito.