Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

‘Rodízio de água não está descartado’, diz Alckmin

Após a divulgação de um relatório da Sabesp, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não descartou nesta quarta-feira (8) a possibilidade de implantar o “rodízio de água” devido à escassez de chuvas que compromete o nível de água armazenado pelo Sistema Cantareira. O governador não confirmou, porém, se ele será implementado ainda esse ano.

“O rodízio não está descartado e ele vai ser monitorado pelos técnicos que vão acompanhar esse trabalho. Então, nós vamos avaliar diariamente essa questão e especialmente a aplicação do bônus para toda a região metropolitana e neste momento não há necessidade”, afirmou o governador.

O relatório de sustentabilidade 2013 da Sabesp informa que “se as chuvas não retornarem a índices adequados e, consequentemente os níveis dos reservatórios não forem restabelecidos, poderemos ser obrigados a tomar medidas mais drásticas, como o rodízio de água”. O Sistema Cantareira vem registrando sucessivos recordes de baixa nos últimos meses. Nesta quarta, o nível do reservatório estava em 12,5% – o pior índice já registrado.

Sem detalhes
Questionada sobre o motivo da implantação do rodízio de água ter sido incluída no documento, a Sabesp informou, ao SPTV, que tem obrigação de considerar os cenários mais extremos e que a colocação do rodízio foi descrita no relatório no condicional. A Sabesp também não deixou claro como o rodízio funcionará ou a partir de qual nível registrado pelo Sistema Cantareira ele será necessário.

Fonte: G1