Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Rio: maquinista morre após mais de 7 horas preso a ferragens de trens

O maquinista de trem que permaneceu por mais de sete horas preso às ferragens de duas composições que colidiram às 6h50 de hoje na estação São Cristóvão, na zona norte carioca, morreu após ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

Ele foi retirado desacordado por volta das 14h30 e, logo em seguida, submetido a massagem cardíaca para tentar reanimá-lo, mas não resistiu. O maquinista foi identificado como Rodrigo da Silva Ribeiro Assumpção. Ele era funcionário da SuperVia desde 2011 e, após passar por treinamentos, assumiu a função de maquinista há cinco anos. Ele era casado e deixa dois filhos.

No momento do resgate, Rodrigo foi colocado numa maca e usava uma máscara de oxigênio. Durante os trabalhos de resgate, ele permaneceu lúcido e os bombeiros precisaram levar balões de oxigênio para ele.

Bombeiros de três quartéis acionados na operação de salvamento chegaram a comemorar a retirada do maquinista das ferragens.

Segundo o Corpo de Bombeiros, eles foram divididos em duas frentes de trabalho: uma equipe, por dentro da composição, realizou o afastamento das ferragens por meio de desencarceradores hidráulicos; outra, do lado externo, fez cortes nas ferragens com auxílio de aparelho de maçarico.

De acordo com a Supervia, os dois trens envolvidos no acidente estavam equipados com ATP (Auotomatic Train Protection), sistema que reforça a sinalização. 

O governador do estado, Wilson Witzel (PSC), determinou que a Secretaria de Transportes inicie investigação sobre o acidente. A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) também conduzirá uma apuração em paralelo.

Fonte: UOL