Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ricardo Salles sobre acordo climático em Madri: ‘COP-25 não deu em nada’

“COP-25 não deu em nada.” Com essa frase o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles resumiu, pelo Twitter, a sua visão sobre o acordo climático fechado neste domingo em Madri. “Países ricos não querem abrir seus mercados de créditos de carbono. Exigem medidas e apontam o dedo para o resto do mundo, sem cerimônia, mas na hora de colocar a mão no bolso, eles não querem. Protecionismo e hipocrisia andaram de mãos dadas, o tempo todo”, escreveu.

O texto aprovado neste domingo não inclui a seção de mercados de carbono (existente no artigo 6º do Acordo de Paris). Segundo ambientalistas, esse mercado pode ser essencial para metas climáticas ainda mais ambiciosas e, em Madri, foram discutidos pelo menos dois sistemas diferentes de comercialização.

O tuíte de Salles é seguido de um vídeo em que ele endossa suas críticas ao acordo. “Apesar de todos os esforços do Brasil para ajudar na consecução do Acordo de Paris, na regulamentação do Artigo 6º, não foi possível encontrar um texto que fosse de comum acordo. Prevaleceu, infelizmente, uma visão protecionista, de fechamento do mercado, e o Brasil e outros países que poderia fornecer créditos de carbono em razão de suas florestas e boas praticas ambientais saíram perdendo. Ainda assim, o Brasil segue firme no seu trabalho de atrair recursos para o Brasil e para os brasileiros”, diz o ministro.

Fonte: O Globo