Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Rápidas e curtas II

Renegando o passado

Invejoso confesso do avião presidencial Aerolula, o deputado Ernandes Amorim ( PTB-RO) comprou uma briga ontem com a categoria dos empregados domésticos, ao defender o requerimento encaminhado à Câmara dos Deputados para a compra de um avião ou jato executivo. Segundo ele, o objetivo é dar mais mobilidade aos seus pares. Em entrevista à Rádio CBN, o ex-senador – cassado por abuso de poder econômico e político, alvo de ação do Ministério Público Federal por fraude contra o INSS e improbidade administrativa, e réu em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra o meio ambiente e o patrimônio genético – disse que defende a compra porque já foi empregado doméstico, mas hoje pensa “grande”.

Novo mínimo complica prefeitos

O aumento do salário mínimo, associado à adoção do piso dos professores, pode ter levado muitos municípios com menos de 50 mil habitantes ao descumprimento do limite de gasto com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa é a percepção da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), apesar de não haver números oficiais sobre os Estados e municípios que estão desenquadrados. De acordo com a CMN, a situação preocupa, mas foi inevitável. Além da pressão sobre os gastos, a entidade destaca a queda de receitas resultante dos efeitos da crise econômica, que eclodiu em setembro de 2008. Com isso, o gasto com pessoal passou a ter peso maior sobre a receita corrente líquida. No caso dos governos municipais, essa relação não pode superar a marca dos 54%.

Senado terá praça de alimentação de R$ 1,9 mi

No dia 9 de fevereiro, uma semana depois do retorno dos senadores a Brasília, será feita licitação para construir uma praça de alimentação no Senado, com restaurantes e lanchonetes. A obra, antiga reivindicação dos servidores, custará cerca de R$ 1,9 milhão, segundo o edital divulgado ontem no Diário Oficial da União. A previsão é de que o novo espaço, entre 800 e mil metros quadrados, seja inaugurado antes de julho.

Fernando Meirelles vai dirigir Marina na TV

Diante do desafio de sobreviver à polarização de PT e PSDB com pouco mais de um minuto diário no horário eleitoral, a pré-candidata à Presidência, a senadora Marina Silva (AC), estará sob a “direção” do cineasta Fernando Meirelles -do filme “Cidade de Deus”- para a gravação do programa que o PV levará ao ar no dia 10 de fevereiro. Segundo a senadora, Meirelles vai colaborar voluntariamente com a sua candidatura.

Judiciário cumpre só 54% de meta do CNJ

O principal programa lançado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), presidido por Gilmar Mendes, para desafogar a Justiça brasileira ficou no meio do caminho. O compromisso de julgar todos os processos distribuídos antes de 2006, a chamada Meta 2, atingiu 54% das ações previstas, segundo levantamento do CNJ feito no dia 18 de dezembro, quando o Judiciário entrou em recesso. O desempenho dos 92 tribunais espalhados pelo país revela um Judiciário em descompasso. Mais de um terço passou dos 90% da meta e 18 zeraram a pilha de processos.