Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Queda de avião da Força Aérea mata dois militares no interior de SP

Um avião da Esquadrilha da Fumaça caiu na manhã desta segunda-feira (12) na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo. O piloto, capitão João Igor Silva Pivovar, e o copiloto, capitão Fabrício Carvalho, chegaram a ejetar os assentos, mas não resistiram à queda e morreram no local. A aeronave, um Super Tucano A-29, caiu às 9h10 próximo à pista.

Em nota oficial, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que os dois estavam em treinamento. Os novos modelos de avião substituirão os antigos T-27 e estão em fase de transição e preparação. Na nota, o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, informou que o comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar as causas do acidente.

A aeronave Super Tucano A-29, fabricado pela Embraer, fazia parte do Esquadrão de Demonstração Aérea, integrado por pilotos militares especialistas em manobras, que fazem espetáculos em diferentes atividades. O Esquadrão tinha uma apresentação prevista para o domingo em comemoração ao Dia dos Pais, mas foi suspensa por conta da substituição dos aviões Tucano T-27 pelos novos.

O Super Tucano, lançado há cinco anos, é o modelo mais moderno e sofisticado de avião militar da Embraer. É um turboélice desenhado para executar missões de ataque aéreo ligeiro, vigilância e intercepção aérea. Atualmente, há 170 unidades do avião em operação nas Forças Aéreas de nove países, entre eles cerca de 100 aeronaves no Brasil.

O último acidente com um avião do Esquadrão de Demonstração Aérea tinha ocorrido em abril de 2010, com um T-27, e provocou a morte de outro aviador. O esquadrão, que começou a operar em 1952, realizou milhares de demonstrações de acrobacias aéreas em vários países, e é uma das maiores atrações dos desfiles militares de 7 de setembro no Brasil.

Fonte: Revista Época