Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PSOL Petrolina encaminha denúncia ao Ministério Público sobre medicamentos estragados na 8ª GERES

dscf2752O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Petrolina está encaminhando ao Ministério Público de Pernambuco denúncia sobre a existência de medicamentos estragados na 8ª Gerência Regional de Saúde (8ª GERES) de Pernambuco, localizada naquele município. Conforme e-mail enviado para nossa redação nesta segunda-feira (20) pelo PSOL, caixas do medicamento ‘Nistatina’ estão armazenadas na 8ª GERES com a validade vencida. O remédio produzido pelo Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco S/A (LAFEPE) é indicado para candidíase oral e vulvovaginal.A sigla interroga ‘por que os remédios não foram distribuídos pela gerência regional situada em

Petrolina’ e questiona: ‘quem vai se responsabilizar pelo prejuízo?’ Afinal foi utilizado dinheiro público na produção dos medicamentos. “A população, que paga os impostos na expectativa de assistência à saúde de qualidade com direito a medicamentos que ainda são muito caros, presencia fatos como este. É lamentável. Cabe ao órgão regional de saúde dar as explicações”, afirma em nota o PSOL petrolinense.

Em comunicado a Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que as GERES não são responsáveis pela distribuição da “Nistatina”. O remédio faz parte da rede básica de saúde, cabendo aos municípios promover sua distribuição. Ainda de acordo com a SES ‘o lote de Nistatina, já vencido, foi encaminhado, no final do ano passado, pelas prefeituras da região à VIII Geres, com o objetivo de que a Gerência desse o destino adequado ao material. A nova gestão, empossada há 36 dias, está empenhada em resolver tal problema e vai contratar, nos próximos dias, uma empresa especializada para incinerar a medicação vencida’.

A SES finaliza a nota de esclarecimento ressaltando que todos os medicamentos distribuídos pelas gerências regionais obedecem rigorosos critérios “que garantem a qualidade do produto”.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes