Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Propaganda de alimentos pouco saudáveis terá alerta

chocolateResolução publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na semana passada determina que as propagandas de alimentos com alto teor de gorduras, sódio ou açúcar e bebidas com baixo poder nutritivo sejam veiculadas com frases de advertência sobre os males à saúde que podem provocar quando consumidos em excesso. As empresas têm 180 dias para se adaptar.

No caso do sódio, a exigência será válida para alimentos com quantidade igual ou superior a 400 mg por 100 g do produto. Para o açúcar, valerá para 15 g ou mais por 100 g do produto. Para gordura saturada, 5 g ou mais por 100g. E para gordura trans, 0,6 g ou mais por 100 g. A maior preocupação é preservar as crianças do grande apelo para o consumo de alimentos industrializados, com baixo teor nutritivo e com alta dosagem de substâncias que, quando consumidas em excesso, são prejudiciais à saúde.

A medida, no entanto, não vale para as embalagens de alimentos. Segundo a Anvisa, os rótulos têm de ser harmonizados nos países integrantes do Mercosul e, por isso, mudanças não podem ser feitas unilateralmente.

A resolução é considerada um avanço para a saúde pública, mas veio em uma versão bem mais branda que a proposta inicial.

No texto original, propagandas desses alimentos, além de serem feitas com advertências, somente poderiam ser veiculadas das 20 horas às 6 horas.

Ficavam proibidos o uso de desenhos e personagens admirados pelas crianças nos comerciais, além da distribuição de brindes e promoções. No texto final, desenhos e distribuições de brindes são permitidos, mas terão de vir acompanhados das advertências.

Fonte: Estadão