Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto de Residência da UPE recebe prêmio do Ministério da Saúde

A Universidade de Pernambuco implantou em 2015, em Garanhuns e Caruaru, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Atenção à Saúde da População do Campo. O projeto, que esta semana recebeu a segunda turma, acontece em parceria com as prefeituras municipais, através das secretarias de Saúde, e entidades sociais, como o MST – Movimento Sem Terra e representantes das comunidades quilombolas. Também conta com o apoio da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

A ação foi analisada pelo Ministério da Saúde e alcançou o primeiro lugar no Nordeste no prêmio InovaSUS – Gestão da Educação na Saúde. A premiação identifica, valoriza e premia experiências inovadoras implementadas pelos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal; fundações públicas e consórcios públicos, no âmbito do SUS.

 A residência acolheu a primeira turma em Garanhuns na Unidade de Saúde da Família, na comunidade do Estivas, atingindo as demais comunidades quilombolas e outras áreas rurais, dispondo dos seguintes residentes: Enfermeiro, Farmacêutico, Assistente Social, Psicólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Veterinário, Educador Físico e Terapeuta Ocupacional. Novas turmas ingressaram quarta-feira na residência, tanto em Garanhuns, quanto em Caruaru.

Da redação do Blog Alvinho Patriota