Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto Cinema no Interior passará por Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Cabrobó, Belém e São José do Belmonte

DONA ANTONIAAfogados da Ingazeira é uma das cinco cidades sertanejas escolhidas para realizar oficinas de formação de atores, fotografia, roteiro e produção de cinema, dentro das ações do projeto “Cinema no Interior”. A iniciativa é da Monserrat Filmes, com recursos da Fundarpe e apoioda Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. As outras cidades inseridas no circuito foram Serra Talhada, Cabrobó, Belém de São Francisco e São José do Belmonte.

Nos dias 05 07 de março serão realizadas as primeiras oficinas de formação de atores e de fotografia para cinema em Afogados. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, na Secretaria de Cultura, no Ginásio Desportivo Municipal. Serão 10 vagas para a oficina de fotografia e 25 vagas para a de formação de atores. Um pré-requisito é a comprovação de residência na cidade. As inscrições se encerram na próxima sexta-feira (27).

O projeto já atua em oito estados do Nordeste e em alguns países do continente africano. Os principais objetivos são: a produção de cinco curtas-metragens, um em cada município; a descoberta e utilização de atores locais para o novo longa da Mont Serrat Filmes; a publicação de um livro fotográfico, um DVD contendo todos os curtas produzidos e a realização de uma mostra de cinema, onde será realizado o pré-lançamento dos filmes. Como fruto de parceria com instituições francesas, o projeto receberá nessa edição um produtor francês que irá acompanhar todas as etapas e produzir um filme sobre o “Cinema no Interior”.

Todo o material produzido nessa edição fará parte de uma mostra especial que será realizada em novembro deste ano, no Centro Cultural BNB, em Fortaleza, numa retrospectiva do projeto e sua atuação nos nove estados do Nordeste.

Da redação do Blog Alvinho Patriota