Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Primeira Turma do STF mantém prisão de Andrea Neves, irmã de Aécio

Por três votos a dois, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu manter a prisão de Andrea Neves, a irmã de Aécio, o senador tucano que está afastado. Ela foi presa há quase um mês nas investigações sobre as gravações da JBS.

Andrea Neves está presa em Belo Horizonte desde o dia 18 de maio por determinação do ministro Luiz Edson Fachin. Logo depois, Fachin retirou o caso do âmbito da Lava Jato e, por isso, o inquérito foi para um novo relator, Marco Aurélio Mello.

A irmã de Aécio, o próprio senador, o primo Frederico Pacheco e Mendherson Lima, ex-assessor do senador Zezé Perrella, do PMDB de Minas, já foram denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça.

Andrea foi acusada de pedir R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, da JBS, em nome de Aécio. Segundo procuradores, foi propina para que Aécio atuasse no Senado em nome dos interesses da empresa.

A defesa pediu a libertação de Andrea alegando que ela não prejudicaria as investigações. No voto, o relator, ministro Marco Aurélio Mello, explicou que levou o julgamento para a Turma porque se tratava de um caso herdado de outro ministro do Supremo e uma decisão monocrática poderia trazer descrédito ao Judiciário.

Fonte: Jornal Nacional