Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Primeira turma do STF decide aceitar denúncia contra Aécio

Por unanimidade, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve ser investigado pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça. A denúncia foi feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em maio do ano passado, tendo como base a delação dos executivos da JBS. Dessa forma, o tucano passa agora a ser réu no processo. 

Também são alvos da mesma denúncia a irmã do senador, Andrea Neves; o primo, Frederico Pacheco; e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrella (MDB-MG), flagrado com dinheiro vivo. Todos foram acusados de corrupção passiva. 

Em seu voto, o ministro Marco Aurélio Mello, que relata a ação, afirmou que estão presentes nos autos os elementos necessários para a aceitação das duas denúncias imputadas ao senador. Ele foi acompanhado pelos ministros Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. 

Apenas Alexandre de Moraes votou contrariamente ao crime de obstrução de justiça, mas considerou suficientes os elementos para que Aécio se torne réu por corrupção passiva. 

Fonte: Estado de Minas