Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente da Costa do Marfim diz estar negociando sua renúncia

costaUm porta-voz do presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, disse nesta terça-feira (5) que ele está negociando as condições para deixar o poder no país em crise.

O acordo, segundo o porta-voz Ahoua Don Mello, incluiria aceitar uma proposta da União Africana para que o oposicionista presidente eleito Alassane Ouattara assuma o poder e também condições de segurança para si e para seus familiares.

O chanceler da França, Alain Juppé, disse ao Parlamento francês que as negociações estão “próximas” a convencer o presidente a renunciar.

Mais cedo, a casa do governante em Abidjan, principal cidade do país, foi atingida pelo menos 50 vezes por um helicóptero Mi-24 das Nações Unidas. Segundo o ministro das Relações Exteriores Alcide Djedje, que abandonou o regime, o presidente Gbagbo estaria na casa com a família e membros do governo e do gabinete.

A atual onda de violência que tomou conta do país começou em novembro do ano passado, depois das eleições presidenciais. A ONU confirmou a vitória do oposicionista Ouattara no pleito, mas Gbagbo recusou-se a aceitar a derrota, reavivando uma guerra civil que a eleição pretendia encerrar.

Fonte: G1