Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeitura do Rio vai assumir restaurantes populares fechados por dívidas do Estado

O Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro firmaram nesta quarta-feira (4) um acordo para que o município assuma a gestão das oito unidades do programa Restaurante Cidadão na capital fluminense, que hoje estão fechadas.

Hoje sob responsabilidade da SEASDH (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), os restaurantes populares deixaram de funcionar no fim do ano passado por conta de dívidas milionárias do Estado com as empresas que administravam as unidades. Segundo a pasta, o custo total dos equipamentos é R$ 29 milhões por ano. Cada almoço nos restaurantes custa R$ 2.

Com a municipalização, a gestão passará a ser da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. Em reunião pela manhã, o secretário estadual, João Marcos Mattos, e a secretária municipal, Clarissa Garotinho, definiram que a prefeitura irá enviar uma solicitação formal à SEASDH. Segundo Clarissa, a documentação já está sendo preparada.

“A municipalização dos restaurantes na cidade do Rio foi a solução encontrada para continuarmos a atender a população que precisa desse serviço. Diante da crise financeira pela qual passa o Estado, estamos buscando saídas para manter todas as conquistas que essa secretaria já conseguiu”, disse Mattos, que pediu à prefeitura a ajuda da Guarda Municipal na proteção das unidades fechadas.

Fonte: UOL