Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PM do Pará diz que ‘violência’ em treinamento tem função pedagógica

A Polícia Militar (PM) do Pará informou, nesta quinta-feira (16), ter identificado os envolvidos no treinamento com agressões a militares do Pelotão de Operações Especiais da Aeronáutica, em vídeo gravado há um ano. A corporação estadual vai colaborar com o Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado pela Aeronáutica nesta quinta. A assessoria de imprensa da PM disse que a violência, quando ocorrer, tem função pedagógica e prepara o militar para ter controle psicológico em situações limites da profissão.Segundo o major Jorge Vasconcelos, responsável pela comunicação da PM do Pará, os policiais envolvidos serão ouvidos quando isso for requisitado pelo IPM. Os instrutores do curso na Aeronáutica eram policiais militares da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), que é acionada em situações de alto risco como assaltos e sequestros.

“Precisamos afastar aquela ideia de que cursos militares estão ligados a violência. Até mesmo quando ela existe, sempre tem um objetivo pedagógico e que é adotado em forças armadas no mundo todo. A violência não é admitida dentro da corporação e em lugar algum. Se houve excesso, isso será punido.”

O major disse que essa metodologia pedagógica prepara o militar a enfrentar situações limítrofes durante o trabalho policial. “Dessa forma conseguimos prever a reação do militar quando ele receber uma pedrada no escudo, uma cusparada, uma laranjada e caso joguem urina nele em trabalho na rua”, disse Vasconcelos.

 Da redação do blog de Alvinho Patriota

Fonte: portal G1

Um comentário sobre “PM do Pará diz que ‘violência’ em treinamento tem função pedagógica

  1. Roberto

    Cá entre nós, você acha que não tem nenhum abuso ??!!
    Se tem padre que faz compromisso com Deus e molesta crianças, se tem PMs que fazem compromisso com a sociedade e furtam por exemplo uma carga de cerveja, se tem milico que se compromete com o país e ajuda traficantes a roubar material do arsenal de quartéis, vocês acham que neste caso seria diferente ??!!
    Como dizia meu avô, se você quer conhecer bem uma pessoa, dê poder a ela.

    Sou contra a obrigatoriedade do serviço militar, contra a presença de militares em áreas civis (eles podem gostar disso e não querer voltar aos quartéis…) e ABSOLUTAMENTE a favor da abertura dos arquivos da ditadura militar com consequente punição aos culpados pelos males cometidos naquela época a nossa Nação !! AMÉM !!!