Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Plantão Covid-19: Infectologista do Hospital Oswaldo Cruz diz que doentes da Covid-19 não transmitem o vírus após 14 dias de quarentena

Recebemos na noite dessa sexta-feira, 10, um áudio do infectologista e professor Dr. Vicente Vaz, coordenador do Setor de Epidemiologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz/UPE, respondendo questionamento de uma médica salgueirense sobre o tempo de quarentena que um doente com a Covid-19 precisa cumprir. Segundo o renomado professor universitário, existe um prazo máximo no qual um portador do novo coronavírus pode infectar outras pessoas.

“O tempo máximo de quarentena é de 14 dias, mesmo para os pacientes que tiveram sintomas importantes. Então, depois de 14 dias os pacientes não são mais infectantes, eles não contaminam mais e podem ser liberados para a vida normal. Inclusive nós estamos usando esse critério para profissionais de saúde que se tornaram infectados e cumpriram a quarentena em casa, com o coronavírus confirmado, e voltaram a trabalhar normalmente”, explica.

Ele acrescenta que esses pacientes têm uma resposta imunológica boa e serão úteis no futuro. “Se o paciente tem IGG positivo, isso significa que ele tem uma resposta imunológica boa. Esses pacientes, inclusive, serão provavelmente preciosos no futuro, pois poderão doar sangue para recolhimento dos anticorpos. Na verdade, quando tem 14 dias do início dos sintomas, ele [se] curou, não contamina mais e pode ser muito útil à sociedade”, garante.

Ressalta-se que o médico foi um dos elaboradores do protocolo de tratamento da raiva humana no Brasil e possui um vasto conhecimento em infectologia.

Da redação do Blog Alvinho Patriota