Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Petrolina intensifica combate a dengue

O município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, continua com ações intensivas de combate a dengue. De acordo com último levantamento do índice de Infestação realizado em novembro deste ano, a cidade teve 0,9% de índice geral de infestação do mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti.As ações serão intensificadas no período de verão. Além dos trabalhos de eliminação dos focos do mosquito transmissor, a equipe de endemias da secretaria de Saúde do município tem reforçado a ação educativa, junto à comunidade.

“Em geral, grande parte dos focos de dengue estão concentrados nas residências, principalmente, naqueles bairros que sofrem com falta de água. As pessoas precisam armazenar água e terminam não fazendo isso da forma correta. Então, nosso trabalho terá como foco estas comunidades porque precisamos que a população fique em alerta”, frisou o gerente de Endemias de Petrolina, Jailson Araújo.

De acordo com o último resultado do LIRAa, os bairros que pedem uma maior atenção por apresentarem um índice de infestação na casa dos 3% são: o Quati, Cosme e Damião, Alto da Boa Vista, Portal da Cidade, Jardim Imperial, Ipsep, João de Deus e Jardim São Paulo.

“Esse é um período no qual ocorrem chuvas e com o verão a temperatura fica mais elevada, tornando um ambiente favorável para o desenvolvimento do mosquito, por isso precisamos realizar um trabalho mais incisivo e precisamos contar com o apoio da população”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde de Petrolina, Kátia Coutinho.

As equipes de endemias, além dos trabalhos de conscientização junto à comunidade, têm intensificado visitas em locais como borracharias, ferros-velho, terrenos baldios e cemitérios.

Da redação do blog de Alvinho Patriota

Fonte: JConline