Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Personagem – Professor Baldoíno Gomes de Sá

Resgatamos nosso quadro Personagem neste domingo, 26, para fazer uma breve homenagem ao professor Baldoíno Gomes de Sá, salgueirense de destaque, falecido em 1979, que dá nome a uma escola do município.

Baldoíno nasceu em Salgueiro no ano de 1894 e alfabetizou muita gente entre as décadas de 1910 a 1940 em áreas rurais de Salgueiro-PE, Verdejante-PE, São José do Belmonte-PE, Penaforte-CE e Jati-CE.

Era autodidata e lecionava de forma improvisada, sem material escolar formal, uniforme ou merenda. Chegava aos locais de jegue ou a pé. Não tinha salário, sendo remunerado com alimentos, como carne seca e legumes. A maior recompensa era alfabetizar pessoas simples, esquecidas pelo poder público.

Com essa iniciativa, tirou muitos sertanejos do analfabetismo, o que fez toda diferença em muitas vidas. Seu legado ficou eternizado na educação de Salgueiro, imortalizado na denominação da escola municipal localizado no bairro Primavera.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

8 comentários sobre “Personagem – Professor Baldoíno Gomes de Sá

  1. Soraia Maria Nogueira de Sá

    Tenho grande orgulho de ser neta de Baldoino Gomes de Sá. Sou educadora e herdei dele o amor pela educação.

  2. Gervasio Ferreira da Costa

    Conheço um neto do senhor Boldoino Gomes de Sá, que vive aqui em Barbalha, ele é compositor de músicas. O Zezinho Barba!

  3. Maria Aparecida Mendes

    Reconhecimento merecido pela dedicação na arte do ensino aprendizado.
    Legado que permanece vivo na atualidade através da sua neta dona Izilda.
    Boa parte do acervo da Biblioteca Afro-indígena de Conceição das Crioulas, Salgueiro – PE é fruto da mobilização e doação feita por ela.

    E viva a memória do Professor Balduino!

    Gratidão à dona Izildinha pela parceria!!

  4. Cleidnea

    Professor Baldoino, é referência de amor e dedicação a educação, na sua biografia vemos o quanto ele se doou para que tantas pessoas pudessem ter acesso ao conhecimento e poder transformar suas vidas. Todo reconhecimento a esse grande mestre

  5. DOMINGOS SÁVIO DE NOVAES.

    O Mundo está carente de cidadão do quilate do Professor Baldoino Gomes de Sá. Que Deus o tenha em sua Gloria, pelos relevantes serviços prestados à população, em especial aos que eram esquecidos pelo Poder Público. A isso, podemos chamar de cidadania.

  6. Assis Barros

    Pela parentesco dele com família da minha mãe foi orientado a chama-lho de tio Baldoino. Tive oportunidade de conversar com ele com frequência. Morava na rua Francisco Correia na casa da esquina do beco que dar acesso a estação ferroviária, era um homem de estatura baixa e de corpo franzino, calmo, educado e se expressava com eloquência. Ouvi muitas histórias dele. Gente boa.

  7. Izilda Antonia de Sá

    Meu inesquecível avô Prof.Baldoino Gomes de Sá, que na sua humildade e altruísmo, tirou do analfabetismo muitos sertanejos, e cuja maior herança é o amor à EDUCAÇÃO e ao Sertão.