Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

ONGs se unem para defender a preservação da Caatinga no Sertão do Pajeú

eco_caatingaFerrenho crítico do desmatamento da vegetação Caatinga no Sertão do Pajeú, o bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol, recebeu o apoio de entidades não governamentais para combater a extração irregular de madeira do bioma e exigir uma fiscalização mais permanente do governo.

Dom Egídio disse que cerca de 15 ONGs se uniram para formar o grupo Fé e Política e atuar na conscientização ecológica da população dos municípios. No último mês o grupo enviou uma carta oficial ao Governo do Estado pedindo solução para o desmatamento na região.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), através do Setor de Fiscalização Florestal (UFF), realizou na semana passada uma operação com a abordagem de 20 caminhões que transportavam lenha nativa e resgatou 289 animais silvestres criados em cativeiro. A ação foi realizada nos municípios de Sertânia, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Flores, Carnaíba, Tuparetama, Quixaba e Arcoverde.

O grupo formado já contabiliza uma média de 70 caminhões transportando madeira da Caatinga sem fiscalização ou controle das autoridades, em pesquisa realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira. No levantamento, feito nos municípios de São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Tuparetama e Iguaraci, foi verificada a retirada ilegal de vários tipos de árvores típicas da região.

Da redação do Blog Alvinho Patriota