Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Novo bispo assume Diocese de Afogados da Ingazeira hoje

domEste sábado (9) é dia de festa para os católicos do Sertão do Pajeú. Depois de mais de um ano sem um bispo, o italiano dom Egídio Bisol (foto) vai assumir a diocese de Afogados da Ingazeira. Ele estava na Boa Vista, em Roraima, fazendo trabalhos missionários.

O bispo trabalhou durante 32 anos em Serra Talhada e São José do Egito, municípios que fazem parte da diocese de Afogados da Ingazeira. Por isso, ele foi escolhido para ficar à frente da Igreja na região.

Todas as dioceses reúnem bispos de várias regiões com a finalidade de decidir os rumos da Igreja . “A Diocese tem como objetivo, como missão, organizar melhor a Igreja Católica e administrar o povo”, explica o coordenador da pastoral da diocese de Caruaru, padre Janailton Alves.

Na Mata Sul do Estado fica a diocese de Palmares, que atende a 21 paróquias em 9 cidades. O bispo é o paraibano dom Genival Saraiva de França. Já em Garanhuns está um das mais antigas dioceses de Pernambuco. Ela existe há 92 anos e há um ano e meio é comandada pelo bispo dom Fernando Guimarães.

A diocese de Pesqueira também é antiga, foi criada em 1918. Desde 2003, o italiano dom Fernando Biasim está à frente dela. No Sertão do Estado, em Floresta, o bispo é o dom Adriano. Desde 1995, a diocese de Petrolina, uma das maiores de Pernambuco com 36 paróquias em 31 cidades, é chefiada pelo bispo caruaruense dom Paulo Cardoso da Silva.

Fonte: PE 360