Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Nos EUA, Covid-19 já mata mais por dia do que câncer e doenças cardíacas

A Covid-19 já é hoje a principal causa de morte dos Estados Unidos. No país, o vírus tem provocado cerca de 1.800 mortes por dia desde 7 de abril, e o número real pode ser subnotificado. Segundo o jornal New York Times, é mais do que as doenças cardíacas, que normalmente matam 1.774 americanos por dia, e que o câncer, que faz 1.641 vítimas a cada 24 horas no país.

Embora as curvas epidemiológicas comecem a indicar um platô, com menos internações hospitalares em Nova York, o centro da epidemia no país, e menos pacientes Covid-19 nas UTIs, o número diário de mortes pode não diminuir tão cedo, uma vez que ainda não foi identificada uma trajetória descendente da curva americana.

No entanto, um modelo epidemiológico frequentemente citado pela Casa Branca, produzido pelo Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington, indica que as projeções de mortes são um pouco melhores. O cálculo previa originalmente de 100 mil (no melhor cenário) a 240 mil mortes até o ápice do verão do hemisfério norte, que começa no fim de junho. A previsão agora caiu para 60 mil. O número de óbitos, portanto, deve seguir crescendo, mas em um ritmo menos avassalador.

Neste domingo, os EUA chegaram a 40 mil mortes confirmadas devido à Covid-19, apenas quatro dias após registrar 30 mil óbitos. O aumento aconteceu depois de Nova York passar a contabilizar mortes não provadas, mas prováveis, decisão tomada na última quarta-feira.

Fonte: O Globo