Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Nível do Rio Negro cai e atinge menor índice em 108 anos

f_29783Trinta e oito municípios do Amazonas estão em estado de emergência após período de estiagem do Rio Negro. De acordo com a CPRM – Serviço Geológico do Brasil, a seca fez o nível do rio diminuir em seis centímetros, o que o deixou a um nível 13,63 metros neste final de semana.

Esse é o menor valor já registrado em 108 anos, desde quando a medição foi iniciada. O segundo valor mais baixo foi registrado em 1963, com 13,64. A seca atinge a região desde o início de agosto e já prejudicou mais de 40 mil famílias.

Segundo informações do governo do Estado, a ação emergencial de ajuda humanitária aos municípios afetados começou na segunda dezena do mês, com o envio de seis toneladas de alimentos. O chefe de gabinete da prefeitura de Ipixuna, Anísio Saturnino, disse que o transporte fluvial está comprometido em função da seca dos rios.

“Os barcos não podem navegar. O transporte só pode ser feito por canoa. Alguns alimentos começam a faltar”, disse. Neste sábado, o Ministério da Integração Nacional autorizou o repasse de R$ 28 milhões para a adoção de medidas de socorro no Estado do Amazonas e no município de Canelas, no Rio Grande do Sul. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União.

O Amazonas vai receber R$ 23 milhões para viabilizar ações de socorro e assistência aos municípios atingidos pela seca. Os recursos serão empregados na aquisição de cestas básicas, filtros purificadores, motobomba, equipamentos para fornecimento de água potável e barracas, além da locação de carros-pipa e caminhões.

Fonte: Agência Brasil