Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Artigo: Napoleão Alves de Siqueira, filho do primeiro sub-prefeito de Alagoa de Baixo (Sertânia)

Sábado, 29 de agosto de 2020. Ontem completou 55 anos do falecimento de Napoleão Alves de Siqueira Melo, filho de Carlota Leite de Siqueira e Francisco Alves de Siqueira Melo(Chico Alves do Moxotó), este foi o primeiro sub-prefeito de Alagoa de Baixo, atualmente Sertânia.

Napoleão Siqueira, era conhecido por “Seu Pule” da Fazenda Pantaleão, localizada perto do distrito de Albuquerque-né, foi vereador, cotado duas vezes para ser prefeito de Sertânia, Major da Guarda Nacional, suplente de Juiz Municipal. Trisneto do famoso português, colonizador do Moxotó, Pantaleão de Siqueira Barbosa, este com a patente de Mestre-campo, intitulado como “O Pai dos Siqueiras do Moxotó”.

Anteriormente, o distrito de Albuquerque-né era chamado de povoação de Cachoeira do Guilherme, e depois, passou a se chamar de distrito de Albuquerque-né, uma homenagem a seu Né, Manoel Coelho Lins de Albuquerque, sugerida por seu Pule.

Desde muito jovem iniciou a militância na política local, seguindo a influência do pai e do avô, o mesmo era tão fanático por política, que costumava dizer que a política era tão necessária como o pão de cada dia. Homem de envergadura de mais de 1,90 de altura, de temperamento forte, escorreito, considerado turrão, muitas vezes contrariava os sobrinhos e teimava insistindo que atendessem seus pedidos em favor de seus conterrâneos. Tinha um prestígio imenso com aquela comunidade, pois defendia como um leão as pessoas do distrito de Albuquerque-né e dos sítios circunvizinhos, era pau pra toda obra, e por isso aqueles caboclos eram leais e prestavam dedicação sem limites.

No período eleitoral ele caía em campo e tinha uma habilidade impressionante de conquistar eleitores para candidatos do seu partido, o PSD. Ficou conhecido no município, naquela época por uma frase metafórica, “Chegou à vez das cascavéis de Pule”, pois esse significado era que no momento da apuração das urnas do distrito de Albuquerque-né, os votos vinham em proporção esmagadora ao seu favor, ou seja, dos candidatos que ele apoiava.

Napoleão Siqueira, teve sobrinhos notáveis como: Dr. Alcides Lopes de Siqueira (Médico, Poeta e Ex-Deputado Estadual), Dr. Ulisses Lins de Albuquerque(Poeta, Escritor e Ex-Deputado Federal) e o seu filho, o Dr. Etelvino Lins de Albuquerque (Ex-Governador de Pernambuco, Ex-Senador, Ex-Ministro do TCU e chegou a ser cotado para ser candidato a Presidente da República pelo Partido Social Democrático-PSD).

Foi sepultado no cemitério de Albuquerque-né ao lado de familiares e pessoas que ele tinha o maior apreço. Com a saída de seu Pule da Liderança de Albuquerque-né, assumiu o seu lugar, o parente Alcindo Mariano de Carvalho (Sindor Mariano) e deu continuidade ao seu legado. Infelizmente, com a saída deste último do processo político em Sertânia, Albuquerque-né vem perdendo espaço e importância política no município de Sertânia e na região do Moxotó-Ipanema. Atualmente, não existe mais um vereador natural do distrito em tela e que nele resida como no passado.Destarte, hoje é apenas um espólio, que é repartido por candidatos forasteiros, que não tem maiores compromissos com aquela comunidade.

A feira que deu início com a povoação e que nos anos 60 e 70 ostentava opulência econômica na região, hoje é uma pálida e triste lembrança do que foi um dia. Que o saudoso povo de Albuquerque-né possa resgatar a identidade de sua gente e refletir sobre os seus ícones e símbolos.

Malgrado, Albuquerque-né está órfão de um representante, novas eleições se aproximam e esta é a hora das pessoas que moram no distrito e nos sítios circunvizinhos poderem contribuir, neste debate para que Albuquerque-né retorne o lugar de vanguarda no município e na região.

Por Josessandro de Andrade (Poeta, Autor Teatral, compositor e cordelista) e Ricardo Jean F. de Siqueira (Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Penal e Processo Penal, Pós Graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública e Oficial de Justiça do TJ/AL).