Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPF denuncia outro ex-diretor, doleiro e operador de esquema na Petrobras

O Ministério Público Federal denunciou, na noite de domingo, o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró e outros três suspeitos de participação no esquema de corrupção na estatal investigado pela operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Além de Cerveró, os procuradores denunciaram Fernando Antônio Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano, acusado de ser operador do esquema, o doleiro Alberto Youssef, além de Júlio Gerin de Almeida Camargo.

Eles foram denunciados por prática de corrupção contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de capitais, crimes que teriam ocorrido entre 2006 e 2012.

Fernando Baiano é apontado como o operador do PMDB no suposto esquema de desvio de recursos da Petrobras, que também inclui repasse ilegal para o PT e o PP, segundo denúncia do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa.

O Ministério Público Federal pediu, ainda, o ressarcimento no valor de aproximadamente 156 milhões de reais, sem prejuízo do confisco de aproximadamente 140 milhões de reais provenientes de crime. “Busca-se, assim, um retorno aos cofres públicos de 296 milhões de reais.”

Fonte: DCI