Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPF da Paraíba recomenda que Ministério da Integração Nacional garanta segurança na barragem de Barreiro

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional deve elaborar laudo pericial que garanta que o vazamento na barragem de Barreiro, em Sertânia-PE, não compromete a estrutura do manancial. A recomendação partiu do Ministério Público Federal (MPF), em Monteiro-PB. Devem ser asseguradas as obras de recuperação e adequação das barragens de Poções e Camalaú, localizadas na Paraíba.

Foi estabelecido um prazo de cinco dias para que a Secretaria se manifeste sobre o acatamento da recomendação. Cópias do documento foram enviadas para o Ministério Público Estadual, Cagepa, Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Dnocs, Prefeitura de Monteiro-PB, Agência Nacional das Águas (Ana), 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, e para a empresa PB Construções, responsável pela obra em Poções.

Localizada no município de Sertânia, a barragem Barreiro apresentou um grande rompimento na manhã da última sexta-feira (03). Cerca de 60 famílias das imediações tiveram que ser levadas para alojamentos. O manancial faz parte do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota