Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Motorista de caminhão-pipa é flagrado desviando oito mil litros de água de adutora em Parnamirim-PE

Diante da reclamação de falta de água em diversas cidades do Sertão, a Compesa aumentou as fiscalizações para identificar e combater possíveis desvios que reduzem a vazão nos sistemas de abastecimento. Nesta quarta-feira, 28, a estatal divulgou que flagrou um motorista de caminhão-pipa desviando oito mil litros de água da Adutora do Oeste, em Parnamirim-PE, na última sexta-feira, 23. O infrator conseguiu fugir ao perceber a presença dos técnicos da Compesa, mas deixou o veículo no local. Sem a presença da polícia, os funcionários da empresa apenas retiraram os equipamentos acoplados ilegalmente na tubulação e registraram um boletim de ocorrência em Ouricuri. O pipeiro deverá ser identificado e punido.

A Compesa informou que o furto de água tem se tornado comum ao longo da Adutora do Oeste, que abastece 10 municípios no Sertão, entre eles, Araripina, Ouricuri, Granito e Parnamirim. “Já informamos essa prática às Polícias Militar e Civil e ao Ministério Público para que operações sejam realizadas no sentido de coibir esse tipo de irregularidade. Se não houvesse furto de água na Adutora do Oeste, as cidades que integram esse sistema de abastecimento não estariam com um rodízio tão severo”, explica o gerente da Compesa na região, João Virgílio.

De acordo com a estatal, os furtos de água são alarmantes no Sertão do Araripe. Proprietários de caminhões-pipas agem à noite em determinados trechos da Adutora do Oeste e fazem, em média, 70 viagens transportando água desviada. Isso corresponde a uma perda de 560 metros cúbicos. A Compesa destaca que esse volume daria para abastecer por 24 horas uma cidade do porte de Granito, que tem cerca de 5 mil habitantes. Autores de furto de água podem pegar de um a quatro anos de prisão e pagar multa.

Da redação do Blog Alvinho Patriota