Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Morre o ex-ministro Thomaz Bastos em SP

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos morreu na manhã desta quinta-feira em São Paulo, confirmou à Reuters a assessoria de imprensa do hospital Sírio Libanês, sem dar mais detalhes.

Boletim médico publicado no site do hospital no último dia 18 informava que ele estava internado em tratamento de problemas no pulmão.

Advogado criminalista, Thomaz Bastos tinha 79 anos e havia sido ministro da Justiça durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e durante três meses do segundo, entre 2003 e 2007.

Thomaz Bastos foi um dos principais mentores jurídicos da estratégia de defesa do governo e do PT durante o escândalo do mensalão.

Foi dele a tese de que o mensalão seria um esquema de caixa dois de campanha, que mais tarde acabou não sendo aceita pelo Supremo Tribunal Federal.

O advogado também foi o articulador da Reforma do Judiciário que trouxe avanços para o poder e deu maior transparência às decisões da Justiça.

Recentemente, Thomaz Bastos também havia feito a defesa do empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, durante o processo que o acusava de operar como laranja da empreiteira Delta, acusada por sua vez de usar as empresas de Cachoeira para desviar recursos de obras públicas. O escritório de Thomaz Bastos teria deixado a causa por falta de pagamento.

A presidente Dilma Rousseff emitiu nota de pesar lamentando a perda de um amigo.

“Rendemos hoje as nossas homenagens a um grande brasileiro. O País perdeu um grande homem, o Direito brasileiro perdeu um renomado advogado e eu perdi um grande amigo”, diz um trecho da nota.

Fonte: Reuters