Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério Público recomenda que Conselho Tutelar de Custódia seja reestruturado

Com denúncia de que os conselheiros tutelares de Custódia deixaram de receber diárias há dois anos e também não receberam a gratificação natalina de 2014, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a reestruturação do Conselho Tutelar do município. Segundo a promotora Liana Menezes, ficou constatado que o Conselho Tutelar está funcionando sem a estrutura adequada. 

A prefeitura recebeu um prazo de 10 dias para dotar o conselho da estrutura correta, com a aquisição e instalação de um computador na sede do órgão com acesso à internet e impressora, de preferência multifuncional, além de uma máquina fotográfica digital. O governo municipal também de disponibilizar um auxiliar de serviços gerais para fazer a limpeza diária do prédio, bem como material de limpeza e o material de expediente necessário para o exercício de suas atribuições.

Também deve ser colocado à disposição do conselho um veículo com motorista, para a realização de diligências. A sede do órgão deve ser sinalizada com o logotipo do Conselho Tutelar e o pagamento das diárias deve ser providenciado no máximo em 30 dias.

A prefeitura ainda deve enviar ao poder legislativo um projeto de lei, regulamentando a remuneração dos conselheiros, assegurando direito à cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 do valor da remuneração mensal, licença maternidade, licença paternidade e gratificação de Natal. O não cumprimento das recomendações pode implicar na adoção medidas judiciais.

Da redação do Blog Alvinho Patriota