Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério Público recomenda eleições para escolha de novos diretores da AEDA

O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, recebeu recomendação do Ministério Público, através do promotor de Justiça Adriano Camargo Vieira, para determinar eleição para cargos de direção da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA). A recomendação foi publicada na última quarta-feira (22) no Diário Oficial. O prazo é de dez dias para que a votação seja realizada.

O pleito recomendado pelo Ministério Público deve seguir a legislação municipal e os regimentos das instituições de ensino, que determinam a escolha para a composição da direção da autarquia de forma eletiva. A AEDA é responsável pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Facisa), Faculdade de Ciências Agrárias (Faciagra) e Faculdade de Formação de Professores (Fafopa).

Conforme Adriano Camargo, apesar de existir uma determinação para que o processo eleitoral da autarquia seja realizado, “se perpetuou uma cultura local de não serem promovidas essas eleições. A nomeação é feita exclusivamente pelos prefeitos”. Para o promotor, a “autarquia deve ter certa autonomia do Poder Executivo”.

A eleição deve ser realizada em duas etapas. Na primeira, professores, alunos e funcionários devem votar para que listas tríplices sejam formadas. Estas listas serão apresentadas ao prefeito e o gestor deverá escolher os ocupantes dos cargos para mandatos de dois anos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota