Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério do Meio Ambiente libera recursos para a Caatinga e matas ciliares do Rio São Francisco

Ocorre nesta quinta-feira, 4, em Juazeiro-BA, uma comemoração especial pelos 517 anos do Rio São Francisco. No decorrer da celebração, o Ministério do Meio Ambiente anuncia a liberação de um aporte no valor de R$ 262.520,40 para a continuidade do projeto de recuperação de áreas degradadas do bioma Caatinga, inclusive as matas ciliares do Rio São Francisco. A verba será liberada através da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Agrovale e o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), da Univasf, o projeto começou em 2016 e está realizando vários trabalhos no sentido de reflorestar o único ecossistema integralmente brasileiro.

O professor José Alves de Siqueira, que ensina na Univasf e coordena uma equipe multidisciplinar de biólogos e engenheiros, vem acompanhando a recuperação das matas ciliares por meio do desenvolvimento de espécies típicas como jatobá, ingazeira e o marizeiro, a partir do manejo dos locais invadidos por algarobas. Existe estimativa que a algaroba já invadiu 1 milhão de hectares da Caatinga.

Durante o trabalho, também são identificados os melhores modelos para a regeneração das áreas ribeirinhas do São Francisco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota