Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério da Integração Nacional afirma que transposição está com 86,3% das obras concluídas

transpoO Projeto de Integração do Rio São Francisco alcançou em abril o índice de 86,3% de avanço físico nos dois eixos da obra. As informações foram enviadas para a nossa redação pelo Ministério da Integração Nacional. Nesta sexta-feira (06) a presidente Dilma Rousseff visitou, em Cabrobó, a segunda estação de bombeamento (EBI-2), uma das maiores estruturas do projeto. O ato foi acompanhado pelos governadores do Ceará, Camilo Santana, e da Paraíba, Ricardo Coutinho, além de deputados e outras autoridades.

Na companhia dos ministros Josélio Moura, Integração Nacional, e Maurício Muniz, Secretaria de Portos, Dilma sobrevoou trechos da maior obra de infraestrutura hídrica do país. “Esta é uma obra que há muito tempo estava proposta para o Brasil, desde a época de Dom Pedro II. Nós escolhemos fazer a Integração do São Francisco porque trazer água para essa região do Nordeste era uma das exigências para garantir condições dignas de vida à população”, afirmou a presidente.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o Projeto São Francisco não sofreu contingenciamento de recursos e nos últimos dois anos registrou o maior desembolso financeiro desde o início das obras. Foram investidos R$ 1,8 bilhão em 2015 e R$ 1,4 bilhão em 2014. No mesmo período, a média de trabalhadores girou em torno de 10 mil profissionais.  O governo mantém o calendário de conclusão previsto para dezembro deste ano, mas destaca que mesmo antes disso os moradores da região já serão abastecidos pela água do Rio São Francisco, em estados como Pernambuco, Ceará e Paraíba.

São 325 quilômetros de canais, dos quais 265 já estão concluídos, sendo 139 no Eixo Leste e outros 126 no Eixo Norte. Dos 27 reservatórios do projeto, 15 já foram concluídos e oito estão em fase final, com mais de 95% de execução, também aptos a receber água do rio. Outros quatro seguem em plena atividade de construção, conforme o ministério. Dos 13 aquedutos, 11 já foram totalmente construídos e dois estão em fase de construção. Quase 22 km dos 23 km de túneis estão prontos. Um dos túneis, o Cuncas 1, é considerado o maior da América Latina para transporte de água.

Da redação do Blog Alvinho Patriota