Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Manifesto da Fundação Padre João Câncio pela prisão, em Serrita, ao artesão José Ivan

E agora José?

José Ivan trabalhou a semana inteira. Como exímio artesão que é, atendeu encomendas e cumpriu a sua missão que é passar o seu saber e fazer para jovens de Serrita – PE. , compromisso que tem com a Fundação Padre João Câncio desde o ano de 2001. Zé Ivan tem uma grande importância com o resgate e o fortalecimento da cultura sertaneja. Igualmente, pelo ser humano que é: trabalhador, honesto, respeitador e comprometido com o que faz, qualidades raras nos dias de hoje.

Infelizmente esses valores não foram mensurados, quando no dia 15 de fevereiro de 2014, Zé fora preso em “flagrante”, em sua residência, em Serrita-PE, por volta das 19h00min e levado à delegacia juntamente com a sua mulher e os seus dois filhos (04 e 12 anos) em viaturas da polícia, acusado de estupro de vulnerável com seu próprio filho. Posteriormente, todos foram encaminhados para a DP de Salgueiro, de onde saiu direto para o presídio.

O fato se deu porque na manhã desse mesmo dia, no mato próximo a sua casa, ele tirava cambitos para montar baladeira para o filho que estava em sua companhia. A confusão foi instaurada equivocadamente por, naquele momento Zé ter sido visto por um transeunte, quando fazia as suas necessidades fisiológicas, o que foi suficiente para a formulação desse juízo.

O fato começou a se esclarecer quando o próprio acusador, curado do seu estado de embriaguez prestou novo depoimento dizendo ter se enganado com o que viu. Após 11 (onze) dias de cárcere, apurado os fatos, Zé foi posto em liberdade provisória e continuará respondendo o processo por ser uma ação pública incondicionada.

Zé Ivan não cansa de repetir: “acabaram com a minha vida! Estou envergonhado por está vivendo essa situação.”

Durante os 11 (onze) dias que estivera preso eu acompanhei o sofrimento de Zé Ivan e da sua família. Filhos febris, piadas na escola e tantas outras coisas… O Conselho Tutelar não conhece o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente e agiu arbitrariamente, A justiça é falha, está preocupada em atingir metas e prende homens de bem, mas DEUS pode mais que todos nós!

E agora, José?

Nós, seus amigos acreditamos em você!

Por Helena Câncio – Fundação Padre João Câncio

2 comentários sobre “Manifesto da Fundação Padre João Câncio pela prisão, em Serrita, ao artesão José Ivan

  1. Emanuelle Gois e Beto

    Quem conhece sabe da pessoa que é Zé Ivan e dá incapacidade que teria para fazer algo do tipo julgado, nem com seu filho nem com ninguém. O cuidado e amor que ZÉ IVAN E SUA ESPOSA VERIDIAN tem aos seus filhos é muito grande e com o conhecimento que temos com ele e toda família sabemos que isso foi um mal muito grande que fizeram por que essa capacidade ele não tem…